logo

top

imagemlandscape

Já se encontra disponível a edição em papel e em português do flyer que inclui toda a informação sobre o evento "Munique 2016", e que poderá ser encontrado nos secretariados dos movimentos aderentes. Para um consulta a uma versão pdf clique aqui. Alguns destaques: 

Trata-se do 3º grande EVENTO INTERNACIONAL "JUNTOS PELA EUROPA", que se realiza em Munique de 30 de junho a 2 de julho de 2016 sob o signo da RECONCILIAÇÃO. Fazem parte do evento:

  • O CONGRESSO - Quinta-feira, 30 de junho e sexta-feira - Circus-Krone-Bau, Marsstraße 43.
  • A MANIFESTAÇÃO - Sábado, 2 de julho, das 14:00 às 18:00h - Karlsplatz (Stachus).

 

CONGRESSO

Inclui Foruns e Mesas Redondas sobre variados temas. Haverá também Sessões Plenárias onde nos debruçaremos sobre os vários desafios que encontramos hoje na Europa: Que respostas encontramos hoje na fé? Quais os contributos que podemos dar para um futuro melhor?

No âmbito dos Foruns as Comunidades e Movimentos aprofundarão um determinado tema à luz dos seus carismas, abrindo espaço para o diálogo. As Mesas Redondas são espaços de diálogo, promovidas por várias Comunidades e Movimentos, com a intervenção de especialistas das Igrejas, da vida política e social Destacamos alguns dos temas:

Chamados a viver a economia como cristãos; Passos da reconciliação: Experiências sobre o "Ecumenismo da vida"; As esperanças e o empenho dos jovens; SIM à solidariedade para com os mais fracos; Competência e cultura da reconciliação no matrimónio e na família; Dar uma alma à Europa; Juntos, dar voz à Palavra através dos novos media; Sim à Vida; Jovens e idosos – solidariedade entre as gerações; A que ponto estamos no caminho para a unidade dos cristãos?; O futuro da Europa está nas suas raízes.

 

INSCRIÇÃO, CUSTOS, ALOJAMENTO

A inscrição é feita exclusivamente via internet, na página web internacional do Juntos pela Europa www.together4europe.org. Solicitamos que se inscrevam impreterivelmente até ao dia 17 de Abril de 2016. O valor da inscrição no congresso é de 75 euros.
Quanto ao alojamento, cada participante no Congresso deve reservar o seu. Na página web pode encontrar indicações sobre hotéis económicos.

CONTACTOS

Secretaria internacional: Tel. 0039 06 94798302; E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em Portugal: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.


MANIFESTAÇÃO INTERNACIONAL

500 anos de divisões bastam – a unidade é possível! Igrejas divididas, gente que foge do seu país, pobreza provocada pelas várias crises na Europa – os cristãos das diversas Igrejas e Comunidades, políticos, artistas, representantes de Igrejas, participantes de todos os países europeus dizem SIM a uma unidade construída na diversidade cultural e dão testemunho de uma vida reconciliada das Igrejas e das nações.

Na manhã do dia 2 de Julho de 2016 prevê-se um momento de oração em comum das 10:30 às 11:30h em várias igrejas da cidade de Munique.

Rede ecuménica "Juntos pela Europa" apela à oração, ao empenho pela paz e ao amor ao próximo.
De 12 a 14 de novembro reuniram-se na Holanda 100 representantes e dirigentes da rede "Juntos pela Europa". Juntos publicam a seguinte declaração como reação aos atentados terroristas em Paris.

Continuar...

Nestes últimos meses, desejávamos dar a conhecer melhor ao Papa Francisco a rede do Juntos pela Europa. Ansiávamos poder contar com uma contribuição sua, como por exemplo uma gravação video para a Manifestação pública de 2 de julho de 2016 na "Karlplatz" de Munique.

Continuar...

O 4º evento internacional, "Juntos pela Europa 2016", terá lugar em três planos distintos: o Congresso, a Manifestação e as Cidades.
O Congresso terá lugar a 30 de junho e 1 de julho em Munique, no Zircus-Krone-Bau, Marsstraße, e será constituido por:

  • Forums – várias comunidades e movimentos conduzirão, juntos, um determinado tema;
  • Paineis – temas a serem discutidos conjuntamente com "profissionais".

Uma identificação provisória de temas inclui: fraternidade e unidade, sociedade, evangelização.
Haverá também sessões plenárias, tempos de oração. O serão de 6ª feira será dedicado a atividades recreativas.
A Manifestação, programada para o dia seguinte ao Congresso, permitirá que levemos para a rua a experiência e vivência dos dias anteriores. Deverá ser uma manifestação de alegria, esperança, beleza, sabedoria, imaginação,... deverá ser expressão da Europa com a qual nos queremos compromer.


"Juntos" nas Cidades: deverá ser expressão das relações e colaboração no plano local. Quanto maior o número de cidades onde seja vivido o "Juntos", mais visível será a extensão da rede do "Juntos" e da sua força unificadora. Assim as cidades são convidadas a realizar eventos locais a par do evento central em Munique.

No dia 10 de junho de 2015 teve lugar na Cidadela Arco-íris, em Abrigada (perto de Alenquer), sede do Movimento dos Focolares o Encontro Nacional do "Juntos pela Europa" em Portugal.

Continuar...

sábado, 20 de Julho de 2013

No passado dia 11 de julho o prof. Luigino Bruni fez uma conferência subordinada ao título ““Uma Economia de Comunhão para a Europa, o desafio de um novo paradigma económico e social para o bem comum”. A iniciativa foi promovida por “Juntos pela Europa", e realizou-se no ISEG, em Lisboa.

Continuar...

segunda-feira, 14 de Maio de 2012

Foram mais de 1000 os participantes nos 5 eventos e manifestações que tiveram lugar no dia 12 de Maio em 5 cidades portuguesas: Porto, Coimbra, Lisboa, Faro e Funchal. Estiveram presentes autoridades civis e religiosas, entre as quais 2 deputados que louvaram a iniciativa.

Continuar...

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9

Agenda

Sem eventos