logo

top

imagemlandscape

 7 SIMS

Mensagem final no "Juntos pela Europa 2007"7sims

Reunidos em Estugarda, vindos de todas as partes da Europa, representando mais de 240 Movimentos e Comunidades Cristãs, queremos testemunhar o contínuo crescimento de uma nova comunhão entre nós, um fruto que só o Espírito Santo nos pode dar.

Nesta comunhão vemos mais claramente a nossa responsabilidade nos desafios da Europa de hoje: sermos uma força social coesa e forte no meio do pluralismo cultural da Europa. A consciência de que as nossas diferenças constituem uma riqueza, e não são uma razão para medo ou divisão, podem tornar-se num sinal de esperança onde quer que a existência humana esteja em perigo.

Queremos oferecer a contribuição da Palavra que é sempre relevante e viva. Hoje queremos mostrar os frutos das raizes Cristãs da Europa - o passado, o presente e o futuro da sua história - que estavam tão vivos também na leitura da mensagem final dos Pais Fundadores. Estamos agradecidos a todos aqueles que têm trabalhado pela reconciliação e paz entre os povos europeus. Temos a esperança de que a Europa - que feriu a humanidade com o colonialismo, as guerras mundiais e a Shoah - possa exprimir o seu espírito com maior coragem e assim dar a sua contribuição para um mundo mais fraterno, contribuição essa que é necessária.

Carismas, dons gratuitos de Deus, instam-nos a prosseguir o caminho em direção à fraternidade e à co-existência, como a vocação mais profunda da Europa. A nossa fraternidade nasceu do amor baseado na Palavra, sempre renovada e comunicada sem excluir ninguém. Por causa deste verdadeiro vínculo que nos une a Deus, hoje renovámos o Pacto de amor recíproco, tal como Jesus nos pediu que fizessemos.

Unidos por este Pacto de amor recíproco,

 

responsabilidade

Dizemos SIM à responsabilidade para com a sociedade e trabalhamos para que as cidades se tornem, com a participação de todos, lugares de solidariedade e de acolhimento a pessoas de origens e culturas diferentes.

paz

Dizemos SIM à paz e empenhamo-nos para que nas situações de conflito se possa chegar a um entendimento e à reconciliação, através do diálogo. Sem a paz o nosso mundo não tem futuro.

solidariedade

Dizemos SIM à solidariedade para com os pobres e os marginalizados, próximos e distantes; são os nossos irmãos e irmãs. Pedimos aos nossos governos e à União Europeia que se empenhem com decisão a favor dos pobres e do desenvolvimento dos países desfavorecidos, em modo especial da África.

economia

Dizemos SIM a uma economia justa, ao serviço de cada pessoa e de toda a humanidade.

criacao

Dizemos SIM à criação, protegendo a natureza e o ambiente, dons de Deus a serem tutelados com empenho respeitoso pelas gerações presentes e futuras.

familia

Dizemos SIM à família ligada por um pacto indissolúvel de amor entre homem e mulher, raiz de uma sociedade solidária e aberta ao futuro.

vida

Dizemos SIM à vida e empenhamo-nos a defender a sua dignidade inviolável em todas as suas fases, da concepção à conclusão natural.

Queremos empenhar-nos juntos por estes SIMs, cada Movimento e Comunidade segundo o seu próprio carisma e as suas potencialidades.

 

Queremos trabalhar por estes SIMs com todos os homens e as mulheres, com as instituições e com todas as forças sociais e políticas.

Juntos queremos pôr-nos novamente ao serviço da paz e da unidade que estão na base da Europa de hoje.

Juntos queremos comunicar à Europa e ao mundo o Evangelho da vida e da paz, que anima os nossos Movimentos e as nossas Comunidades.

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9

Agenda

Sem eventos