logo

top

imagemlandscape

 

Qual a razão para isto?

* Tornar conhecido e partilhar o dom da reconciliação que experimentámos. Ele é chave para a fraternidade entre indivíduos e povos, assim como para a unidade entre Igrejas, valorizando e realçando as suas caraterísticas particulares como dons.

* Fomentar uma cultura de fraternidade através do nosso empenhamento nos 7 "SIM". Para que as nossas cidades possam beneficiar desta cultura.

* Partilhar o Evangelho de Jesus Cristo com as pessoas do nosso tempo. Ele é a nossa luz, força e esperança.

* Partilhar as experiências do "Juntos pela Europa" porque a Europa precisa muito deste tipo de unidade. Quinhentos 

anos de divisão entre os cristãos já bastam. O mundo precisa de uma Europa assim unida, a partir da qual possa vir reconciliação paz e justiça para todo o mundo.

Nós fizemos um Pacto de respeito e amor recíproco entre comunidades e movimentos cristãos. Neste Pacto, nós vemos um estilo de vida que pode dar à Europa um novo futuro.

A nossa experiência de unidade

Através de companheirismo e colaboração entre os mais de 300 movimentos e comunidades de diferentes Igrejas, podemos testemunhar que a unidade entre cristãos de diferentes Igrejas é possível agora, vivendo segundo o Mandamento Novo de Jesus (Jo13, 34). O amor mútuo é o caminho para reconhecer os discípulos de Jesus.

Queremos oferecer aos Cristãos deste continente a nossa experiência de unidade juntamente com os frutos do nosso empenhamento nos 7 "SIM".

Queremos mostrar que estamos a viver como Cristãos que estão reconciliados. Além disso, através deste testemunho podemos dar uma contribuição para a reconciliação entre as nossas Igrejas, povos e nações. Estamos convencidos que através da reconciliação uma nova era começará, a era da boa vontade, da amizade, da unidade na diversidade.


Porquê Munique?

Munique é importante para o "Juntos pela Europa" porque na Igreja Evangélica Luterana de St. Matthäus, em 8 de Dezembro de 2001, foi feito pela primeira vez o pacto de amor mútuo entre cerca de 600 líderes das Comunidades e Movimentos Luteranos e Católicos. Além disto, na tarde desse mesmo dia juntaram-se-lhes cerca de 5000 dos seus membros reunidos na Catedral Católica de Munique. Este Pacto continua a ser a base de tudo o que tem o nome de "Juntos pela Europa".

Agradecemos aos nossos amigos das várias comunidades e movimentos sediados em Munique, especialmente o YMCA, que expressaram a sua vontade de realizar o "Juntos pela Europa 2016" na sua cidade.

LogoMunique2016

Faça download da brochura

Agenda

Sem eventos