logo

top

imagemlandscape

 

Bruxelas 2012

bruxelas2012 juntos pela europa

Reuniram-se em Bruxelas e em mais 144 cidades europeias

Enquanto, na Europa, continuam a nascer nacionalismos e divisões, a crise económica ameaça alguns países e é com dificuldade que se pensa num futuro comum, cristãos de várias Igrejas e membros de Movimentos e Comunidades, reuniram-se em Bruxelas, na Gold Hall do Square Meeting Center e, numa ligação via satélite com mais 144 cidades europeias, para a iniciativa “Juntos pela Europa” na sua edição 2012, depois das de 2004 e de 2007. Acorreram a Bruxelas mais de mil pessoas de todas as partes da Europa e algumas dezenas de milhares em 22 países. Todos dirigiram uma mensagem de esperança, de unidade e de paz para a Europa. 

Veja aqui as fotos do evento

Os promotores do evento são centenas de Movimentos e Comunidades presentes na Europa,

entre as quais YMCA da Alemanha, Schönstatt, a Comunidade de Sant’Egídio, o Movimento dos Focolares, Fondacio, a Cristusbruderschaft Selbitz, Syndesmos (jovens ortodoxos) e a Fraternidade carismática católica. Na presença de alguns parlamentares, políticos e dirigentes, bispos evangélicos, ortodoxos e católicos, personalidades do mundo da cultura e representantes da sociedade civil, foi lançado o manifesto “Juntos pela Europa 2012”.

 

bruxelas2012 2 juntos pela europa

«A Europa é um destino e uma necessidade»

Referindo-se ao objetivo de unidade dos fundadores da Europa, os Movimentos e novas Comunidades fazem apelo aos povos europeus para que enfrentem unidos os desafios do mundo globalizado e não se fechem na irrelevância. «A Europa é um destino e uma necessidade porque realiza, numa diversidade reconciliada, a civilização da convivência» refere o manifesto.
Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, referindo-se ao caminho percorrido até hoje, falou de uma «tarefa fascinante que prepara, num espírito de comunhão, um futuro de fraternidade e de paz para os indivíduos e os povos». Foi importante o contributo de Romano Prodi, ex-presidente da Comissão europeia – que salientou o «suave poder da Europa» - de Andrea Riccardi, ministro italiano para a Cooperação internacional e para a Integração, de Thomas Römer do Ymca de Munique e o economista Luigino Bruni.

«A cultura da unidade pode voltar a dar uma alma à nossa Europa»

Na sua mensagem, o presidente do Conselho europeu, Herman Van Rompuy, afirmou que «o destino europeu baseia-se na filosofia da relação e do encontro: uma unidade na diversidade e para a alteridade». O ministro Riccardi recorreu ao tema da esperança para a Europa e da Europa para o mundo. Apelou aos europeus para que não acreditem que se consiga sair da crise sozinhos e que não cedam ao pessimismo, sublinhando o destino e sentido comum: «A cultura da unidade – afirmou – pode voltar a dar uma alma à nossa Europa».

 

Mensagem de Durão Barroso ao "Juntos pela Europa"

Dear friends of "Together for Europe",

For several years now "Together in diversity" has been the slogan of the European Union and "Together for Europe" embodies just that! "Together for Europe" stands for unity, respect and solidarity – values that are at the heart of our European project. It is my pleasure to assume the high patronage of your event.
We live in times of great political, economic, and social challenges. I am encouraged to see what has brought Europe closer together. Europe is determined to pursue a sustainable approach that asks individuals to take responsibility for their community and likewise generates solidarity by the community with the individual. This holistic approach to societal challenges is central also to the Christian message.


Europe needs people who stand up for social peace, reach out to the poor, create a sense of solidarity and take responsibility in society. The activities in which you are involved – today here in Brussels and all year round across Europe – put these values into practice. I sincerely welcome your commitment to the European project and to our European society.


The intellectual exchange between the Church and the European Institutions has been and continues to be profoundly important to me. Europe needs a soul. And our dialogue with churches and religious communities is essential in nourishing it.
In this spirit, I wish you an enriching experience and hope that every one of you will take away from this gathering a little spark that will kindle a fire back home.

 

 

 

Notícias

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9

Agenda

Sem eventos


  • SIM à Vida

    Dizemos SIM à vida e empenhamo-nos a defender a sua dignidade inviolável em todas as suas fases, da concepção à conclusão natural.



  • SIM à família

    Dizemos SIM à família ligada por um pacto indissolúvel de amor entre homem e mulher, raiz de uma sociedade solidária e aberta ao futuro.



  • SIM à criação

    Dizemos SIM à criação, protegendo a natureza e o ambiente, dons de Deus a serem tutelados com empenho respeitoso pelas gerações presentes e futuras.



  • SIM à solidariedade

    Dizemos SIM à solidariedade para com os pobres e os marginalizados, próximos e distantes; são os nossos irmãos e irmãs. Pedimos aos nossos governos e à União Europeia que se empenhem com decisão a favor dos pobres e do desenvolvimento dos países desfavorecidos, em modo especial da África.



  • SIM à paz

    Dizemos SIM à paz e empenhamo-nos para que nas situações de conflito se possa chegar a um entendimento e à reconciliação, através do diálogo. Sem a paz o nosso mundo não tem futuro.



  • SIM à responsabilidade

    Dizemos SIM à responsabilidade para com a sociedade e trabalhamos para que as cidades se tornem, com a participação de todos , lugares de solidariedade e de acolhimento a pessoas de origens e culturas diferentes.



  • SIM a uma economia justa

    Dizemos SIM a uma economia justa, ao serviço de cada pessoa e de toda a humanidade.

  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7